Glossário de Marketing Digital

Anúncio

de leitura

Este é outro conceito que, assim como o alcance, nasceu antes das redes sociais e até mesmo da internet. O anúncio é a maneira mais direta de publicidade. Revistas e jornais, por exemplo, costumam trazer uma combinação de imagem, slogan e breve descrição de produtos e serviços. Tudo isso para chamar a atenção dos consumidores, no que chamamos de peça publicitária.

Na televisão, aparecem no formato de pequenos filmes ou inserções em programas ao vivo, assim como no rádio, onde as descrições são ainda mais detalhadas por conta da falta de imagem.

Na era digital, além do post e do post patrocinado, outra ferramenta que uma marca ou empresa tem para atrair atenção nas redes sociais são os anúncios. Ao contrário dos posts, eles não trazem exatamente um conteúdo, mas são uma publicidade explícita.

Também chamados de Ads, em alguns casos, eles ocupam uma posição diferente, saindo da timeline e tendo maior destaque. Da mesma forma, é possível usar vários formatos. No Facebook, por exemplo, existe o Canvas, e até vídeos e apresentações multimídia podem entrar em um anúncio. Além das redes sociais, outros sites, como o Google, têm recursos específicos para anúncios pagos, que permitem medir o desempenho das campanhas.

Exemplo de anúncio do Facebook