Glossário de Marketing Digital

Fanpage

de leitura

Fanpage é o nome dado às páginas no Facebook criadas para marcas, empresas, projetos, figuras públicas ou blogs, por exemplo. Ao contrário dos perfis pessoais, elas reúnem fãs (seguidores) ao invés de amigos.

Apesar de funcionarem como os perfis, as fanpages dispensam autorização para a função “curtir”. Ou seja, qualquer pessoa que desejar pode se tornar fã e passar a receber os posts da página. Isso fortalece a comunidade ligada à determinada marca ou pessoa pública.

Diferente de um perfil pessoal, a fanpage não possui um número limitado de pessoas que podem se tornar seguidores. Além disso, de acordo com as diretrizes do Facebook, não se pode utilizar um perfil pessoal para divulgação de marca.

As páginas também apresentam aplicativos diferenciados para promover maior interação com o público. Entre eles estão a ferramenta de promoção para impulsionar publicações e aumentar visibilidade, e os relatórios de estatísticas, que tornam possível a análise de campanhas e engajamento do público.