Palestra Mídias Sociais – 10ª Jornada de Profissões Colégio Rio Branco

10ª Jornada de Profissões

Alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental podem contar com apoio de profissionais de destaque em diversas áreas para falar sobre o cotidiano de suas profissões.

Redes sociais como profissão

Redes sociais são as conexões entre pessoas, que existem desde os primórdios da humanidade, quando os homens das cavernas reuniam-se em volta de uma fogueira para comer.

Mas o que é uma Rede Social?

Uma estrutura (real ou virtual) projetada para permitir que usuários se encontrem, se comuniquem, compartilhem conteúdo e desenvolvam comunidades.

Todo mundo fala sobre REDES SOCIAIS

Perfil dos Internautas: O Brasil é o #1 em time spent Online – 45 horas mensais e 1/4 é utilizando redes sociais.

2 a cada 3 pessoas têm medo de perder algo importante caso não chequem suas redes sociais.

Rede social é profissão?

Já existe pelo menos uns 7 ou 8 anos. Inicialmente a chamados de ”Web surfers” e posteriormente Analistas de mídias Sociais ou Analistas de Redes Sociais a profissão já está a um bom tempo no mercado. Inicialmente (blogueiros, heavy users, apaixonados por marketing digital).

” A revolução não acontece quando a sociedade adota novas ferramentas. Acontece quando a sociedade adota novos comportamentos”.

É moda essa tal de Rede social?

Uma pesquisa a pedido do programa Conta Corrente, da Globo News…apontou que o analista de mídias sociais será, cada vez mais, um profissional extremamente requisitado para atuar nos novos cenários e contextos que as empresas estão inseridas.

Um analista de mídias sociais é muito mais do que alguém que sabe utilizar as diversas plataformas.

Este profissional precisa, além da formação técnica, de habilidades diversas, conhecimento estratégico, compreensão do comportamento do consumidor, deve saber identificar oportunidades e ameaças e articular-se com desenvoltura ao se comunicar com o cliente.

O que faz?

É responsável por cuidar do planejamento estratégico da marca nas mídias sociais. Produção de conteúdo para twitter, facebook, blog corporativo e diversas outras mídias.

Relacionamento com os usuários e formadores de opinião, monitor as redes sociais da marca e concorrentes, publico alvo e demais informações interessantes do que acontece no mercado de atuação da marca.

Qual a formação?

Não existe obrigatoriamente uma formação específica para o cargo, já trabalhei com analistas formados em letras, história, engenharia e até mesmo biologia e veterinária.

O que é extremamente necessário é ser Heavy User de internet, não ter de aprender sempre, ser um eterno curioso e entender muito bem de comunicação.

Por esse motivo, muitas vezes estudantes ou formados em cursos como: Publicidade e propaganda Jornalismo e relações públicas já saem com um ponto de vantagem.

Desdobramentos!

A profissão já possui tempo suficiente para o amadurecimento e em muitas empresas o desmembramento do cargo.

Gestor de Conteúdo: Profissional responsável pela produção e gestão do conteúdo do cliente.

Gestor de Monitoramento: Indivíduo responsável pela categorização do monitoramento e constante observação das ferramentas.

Gestor de Relaciomanento/Comunidade: Profissional cuja responsabilidade é relacionar-se com os usuários.

Analista de Mídias sociais/ Métricas: Analisar os dados coletados pelo departamento e apresentar relatórios, com o intuito de auxiliar as decisões do nível estratégico.

Gerente/ Supervisor/ Diretor de Mídias Sociais: É responsável pelo funcionamento do departamento.

” Não limite-se ao universo on-line, participe de eventos, aproxime-se de profissionais da área de interesse e conheça pessoas de outras áreas”.

Veja acima o slide com o material completo!!