10 de dezembro – Hojé é dia do Palhaço

Intrigante, alegre e poderoso o palhaço ilustra praticamente todos os circos do mundo, porem quase ninguém sabe sua origem.

A figura do palhaço típico que conhecemos no Brasil é mundialmente conhecido com o termo Augusto que tem sua origem na língua alemã e foi surgiu em 1869, em Berlim, quando Tom Belling teve uma apresentação desastrosa no picadeiro e o publico então em resposta gritou Augusto, Augusto!! (August em dialeto berlinense designava as pessoas que se encontravam em situação ridícula).

A história do nariz vermelho

Para muitos historiadores Tom Belling é o responsável pela tradição do nariz vermelho dos palhaços, como cita Mário Fernando Bolognesi em seu livro Os Palhaços, Tom era uma acrobata e cavalheiro, filho do proprietário do Circo Renz e um dia enquanto fazia palhaçadas fora do picadeiro com uma peruca velha e um paletó do avesso foi visto pelo diretor do circo que o mandou direto para o picadeiro.

Alguns dizem que Tom estava embriagado de Gim, outros que foi apenas nervosismo, o fato é que ele entrou totalmente atrapalhado no palco, tropeçou e caiu de cara no chão. Ao levantar seu nariz estava totalmente vermelho o que resultou em muito riso da platéia!

Devido ao sucesso, a situação passou a ser encenada em todos os espetáculos seguintes, levando o povo ao delírio com aquela criatura ridícula e atrapalhada que tem um enorme poder de nos fazer sorrir.

No Brasil temos/tivemos grandes palhaços em nossa historia, como   Arrelia, Picolino, PimentinhaPururuca , Tic Tac, Carequinha , entre outros.

bozo

Dentre todos os palhaços de nossa história vale destacar a Bozo personagem criado nos EUA em 1946 por Alan Livingston, que fez muito sucesso em vários países do mundo e chegou a ser produzido em mais de 240 estações de TV em 40 países, entre eles, o Brasil, onde tornou-se muito popular, sendo exibido pela TV Record (de 1980 a 1981) e pelo SBT (de 1981 a 1991). O comediante Wandeko Pipoca foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia do personagem, para ser o primeiro Bozo brasileiro.

Não podemos tambem deixar se citar Wellington Nogueira criador do Doutores da Alegria para levar alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, com base em sua experiência no projeto The Big Apple Circus Clown Care Unit, em Nova York. Estes palhaços já visitaram mais de 650 mil crianças e adolescentes hospitalizados, atingindo também cerca de 700 mil familiares, e envolvendo mais de 15 mil profissionais de saúde.

No Brasil o dia do palhaço é comemorado no dia 10 de Dezembro, desde de 1981.