LinkedIn – A Importância da Foto de Perfil

LinkedIn – A Importância da Foto de Perfil

Trecho da palestra “Desvendado o LinkedIn” no Espaço Plexi

A foto de perfil do LinkedIn é crucial a gente olhar, cuidar e é o tipo de coisa que mantém  o nosso perfil “vivo”. Por exemplo, você pode  trocar a foto a cada 3 ou 6 meses.  Manter a foto atualizada já vai dar a “vivacidade” dentro da plataforma e não parecer que você está parado.

Uma das dicas do próprio LinkedIn é ter uma foto em ambiente profissional, mais produzida. Peça ajuda para aquele amigo que tenha afinidade com fotografia ou se possível invista em um fotógrafo (a) para criar fotos profissionais.

Evite fotos de casal, na balada ou aproveitar o terno que está usando para um casamento para fazer sua foto. Isso não!

O ideal é uma foto bem próximo ao perfil da vaga que você está buscando.

Estava falando com uma aluna, ela é analista de marketing de algumas empresas de moda e ela estava super “quadradinha” no LinkedIn, de terninho.

Eu falei para ela: “É importante ser uma foto profissional, mas está muito desconectado do ecossistema e do mundo que você está vivendo”. Quando a Amaro, por exemplo, ou um varejo de moda olhar um perfil assim, vai pensar: “acho que não é isso que eu espero da profissional. Espero alguém mais descolada”.

Precisa estar arrumada, mas não quadradinha, esse é o ponto de equilíbrio que vale a pena a gente dar uma olhada. Não é porque eu quero trabalhar no varejo de moda surf, quero trabalhar na Quick Silver que eu vou estar de regata no LinkedIn, mas tem que ser mais ou menos equilibrado.

Essa dinâmica de foto inclusive é legal a nossa foto estar minimamente próxima ao nosso dia a dia. O Google posiciona muito bem. 

Essa é a busca, por exemplo por Fernando Souza no Google Imagens. Tem uma concorrência razoavelmente grande de Fernanda Souza, mas tem umas fotos antigas que o Google lembra que eu existo.

A nossa foto no LinkedIn é como se fosse o nosso logo. É a primeira coisa que as pessoas “batem o olho” e tem ferramenta para testar se a nossa foto está boa ou não.

O Photofeeler é uma ferramenta que usa inteligência artificial e seres humanos para definir o quanto você demonstra ser competente, passa credibilidade, influência, etc.

Como funciona?

Você conecta o seu LinkedIn, faz login e o Photofeeler “pega” sua foto de lá, um robô faz uma avaliação  e submete para uns 10 seres humanos fazer o teste também.