O que é ToyART

Gosto de ToyART a algum tempo e cada vez mais venho me interessando sobre o assunto, vejo que uma das grandes questões a ser explicada é a quem não esta familiarizado é a diferença entre brinquedo e arte e por conseqüência seu valor monetário e artístico.

Para isso juntei um conteúdo que considero muito interessante, veja o vídeo abaixo e também uma coletânea de fotos do álbum TOYARTmania no qual eu criei para agregar as fotos MOSTRA de TOY ART – ToyArtmania – que aconteceu de 5 de julho a 10 de agosto de 2008 no Sesc Paulista e hoje o se tornou um repositório de toys muito bacana.

TOY ART – Uma visão adulta do universo infantil

Uma arte que se manifesta no encontro do universo infantil com uma temática adulta. A Toy Art conquista artistas e fãs no Brasil, na busca por um mercado cultural.

O Conexão Converse exibe um panorama deste movimento criado no fim dos anos 1990, através de depoimentos de especialistas, como Tainá Busato, da Galeria PLASTIK (www.plastiksp.com.br), de São Paulo, Rodrigo Disperati, do blog COLLECTA (www.collecta.blogspot.com) , e Fernando Quines, artista responsável pela Coco Toy Art (www.cocotoyart.blogspot.com).

O programa é uma produção da Estação Elétrica Filme e Vídeo, em parceria com a agência de publicidade GlobalComm. Direção de Daniel Bacchieri e fotografia de Leonardo Maestrelli, com edição de Tiago Carnevale.

Aproveito para finalizar com uma breve citação de como a Wikipédia define toyArt:

Toy art, designer toys, urban vinyl, etc, são vários termos que definem o conceito de “brinquedo de arte”. É um brinquedo feito para não brincar, dirigido para pessoas com idade acima de 14 anos – especialmente adultos – e com o intuito de colecionismo e/ou decoração. O toy art é, em síntese, uma “tela” em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte. Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade.

Acredito que seja muito mais que isso: Para mim as peças possuem alma, e você o que acha?