Roadsworth – Costurando as ruas com cultura urbana

Cada vez mais estamos vendo surgir ótimos artistas urbanos, mas poucos chegam ao patamar de excelência como OSGEMEOS e Banksy.

Um desses poucos que colocaria no mesmo patamar é Peter Gibson também conhecido como Roadswort, canadense Peter faz um maravilhoso trabalho em Montreal utilizando stencil com o objetivo de protestar contra a falta de respeito dos motoristas com os ciclistas no trânsito.

Depois de inúmeros problemas com a policia incluindo uma prisão por atividades noturnas e ser incriminado em 53 acusações.

Hoje felizmente sua arte é muito bem reconhecida resultando em trabalhos para o Cirque du Soleil com a (demarcação de vagas no estacionamento), no percurso do Tour de France e um documentário intitulado “Roadsworth: Crossing The Line“  que será exibido amanha na Multishow as 21h em um especial sobre cultura urbana.

O canal vai abrir um espaço na sua programação para mostrar quais são os movimentos urbanos que  tomam conta de segmentos variados da cultura no mundo inteiro. O horário será composto  por documentários de várias partes do mundo que abordam temas como break dance, cartoons, games e arte de rua, entre outros do interesse do público jovem. A novidade ganha o horário nobre do Multishow, todo domingo, às 21h.
“Nossa equipe está pesquisando constantemente as produções, nacionais e internacionais, que mostram esses movimentos que estão marcando o comportamento das grandes cidades e se tornando referências”, afirma Guilherme Zattar, diretor do Multishow.

Os primeiros documentários com estreias agendadas são:

  • 05/07 –Roadsworth: Crossing The Line – O documentário canadense conta a história de Peter Gibson, mais conhecido como Roadsworth. Ele enfeita as ruas de Montreal, no Canadá, com seus estênceis divertidos e é a figura central de uma discussão sobre os conceitos de arte de rua e vandalismo. O filme acompanha sua trajetória como artista: do início despretensioso ao reconhecimento internacional, chegando à audiência com a justiça de Montreal.

  • 12/07 –Guerilla Art A história de grandes nomes de artistas de rua, que se tornaram valiosos para colecionadores de arte e importantes agências de publicidade. “Guerilla Art” foi filmado em Nova York, Paris, Londres e São Paulo. O documentário mostra a rotina destas pessoas e seus estilos de vida. Há participações dos artistas Futura 2000, Rammellzee, Banksy, Os Gêmeos, Space Invader, Zevs, WK Interact, Blek Le Rat, Barnstormers, Espo, André, Noki, Miss Van Eine além de Agnés B (colecionadora) e Jerome Sans (curador).

  • 19/07 –Animania – Inserido no universo dos gibis, cartoons e games, o especial canadense “Animania” explora o maior fenômeno oriental no Ocidente desde Godzilla: os animes japonoses. O filme desvenda a obsessão dos jovens pelo gênero e mostra como eles trazem para suas vidas o mundo de fantasia dos animes através do cosplay (hobby que consiste em se fantasiar de personagens de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses) e de convenções (encontros de fãs de animes), como a Anime North, em Toronto.

  • 26/07 –Break Hit – Diferentes estilos de break dance e casos de sucesso de jovens que se dedicaram à arte e construíram carreiras internacionais. O documentário francês vai mostrar diferentes sequências de danças e entrevistas.