BuzzVolume – agregador de links no Twitter

Com a grande abrangência do Twitter é claro que iria surgir inúmeras formas de medir a popularidade de conteúdos e também como potencializá-lo e claro é muito bom ver brasileiros fazendo isso.

É o caso de @dirs (Dirceu Pauka) e @mauricio (Maurício Maia) criadores do BuzzVolume, um agregador de links compartilhados no Twitter em português, independente do uso de encurtadores de URL.

buzzvolume

No BuzzVolume é possível descobrir o conteúdo mais popular no Twitter por tipo (artigos, fotos, vídeos e produtos) e compartilhar-lo facilmente com o botão de retweet. Uma característica muito eficiente é o botão disponível como widget para que blogueiros e afins estimulem seu leitores a twittar seu conteúdo.

Segundo os criadores a idéia surgiu como um forma de acompanhar as notícias do momento, já que o Twitter se tornou uma plataforma de disseminação de conteúdo em real-time. Além disso, havia curiosidade de saber o que acontecia na rede como um todo e não apenas em determinados grupos de usuários.

O projeto é basicamente desenvolvido apenas pelos criadores, porem eles sempre contam com colaboração de outras pessoas, do design à estratégia e claro com suas experiências no mercado, já que são desenvolvedores web com passagem por outras startups e experiências complementares que vão de escalabilidade à interface. Atualmente @dirs (Dirceu Pauka) cursa Ciência da Computação no interior do Paraná (Universidade Estadual de Londrina) e o @mauricio (Maurício Maia) se dedica em tempo integral ao projeto do BuzzVolume.

O BuzzVolume está crescendo e hoje (10/12) é a entrada oficial de @marionogueira que passa a dedicar tempo integral ao projeto, pois  já vem colaborando desde o começo, sendo de fato o terceiro membro do time fundador do projeto.

O projeto possui alguns caminhos para ser rentabilizado como publicidade e métricas, alem disso estão trabalhando constantemente para implementar novos recursos com frequência, isso graças os constantes feedback dos usuários, que a equipe valoriza muito.

Podem ter certeza de que analisamos tudo o que nos chega de volta na forma de sugestões e reclamações.

Outras formas de receitas potenciais são os serviços premium a sites e portais de varejo eletrônico de todos os tamanhos e bolsos, tanto para a geração de métricas de sua presença no ecossistema de compartilhamento de links como também no sentido de incorporar feedback na otimização dessa presença. Com essa combinação, o site poderá ser útil na geração de tráfego e receitas para esses clientes, com um bom retorno sobre investimento comparado ao de formas mais consagradas de presença na web.

Dirceu, conclui dizendo que o projeto vem crescendo e que uma das formulas desse sucesso é o botão de retweet, que em pouco tempo já é usado por mais de 100 blogs.

Estamos contentes com os resultados obtidos até agora, embora ainda tenhamos muito o que fazer pela frente. Pretendemos em breve torná-lo ainda mais útil para os sites que o usam, o que esperamos que acelere ainda mais o crescimento de sua presença na web.