Co-fundador do Jaiku deixa a empresa

jyri

O Co-fundador  do Jaiku,  Jyri Engeström tomou a decisão de deixar a empresa essa semana. O sistema de microblog finlandês Jaiku, foi adquirido pelo Google em outubro de 2007 e não obteve o sucesso esperado.
Vendo que o projeto chegou a um ponto morto, no início de 2009, ele declarou “Nós não estamos morrendo, estamos mudando”, quando o Google deixou o desenvolvimento interno do Jaiku.
Mais precisamente em maio, Engeström ainda estava entusiasmado com a nova direção da plataforma sob a supervisão do Google. O projeto não foi totalmente encerrado, no entanto, esta mudança não beneficiou Jaiku, uma vez que ainda não obteve a popularidade ansiada.
No momento parece que Engeström decidiu seguir outro rumo em sua carreira, aquele que “faz sentido”, como disse em seu blog relacionado ao seu último dia no Google.
O primeiro passo será, provavelmente, à volta ao seu país natal, a Finlândia, de onde saiu quando o Google assumiu o Jaiku, ele se mudou com sua família para San Francisco para trabalhar no Googleplex. O tempo que passou no E.U.A. ofereceu-lhe a possibilidade de estabelecer inúmeros vínculos profissionais e ele agora quer usá-los para mudar o rumo de sua carreira.
Engeström tem planos para cooperar com Chris Messina, profissional da área de desenvolvimento open-source, há sinais de que os dois estão atualmente trabalhando em um novo projeto centrado em torno de “‘social objects “, como disse certa vez Com esta mudança possivelmente teremos algo interessante em breve.