Conheça melhor o PromoTweets

Fiz um bate-bola com Jackson um dos responsáveis pelo PromoTweets, saiba um pouco mais dessa ferramenta brazuca!

promotweets

O quê é o PromoTweets?

O PromoTweets é uma ferramenta que agrega todas as promoções (produtos em promoção, sorteios, concursos, descontos) divulgadas pelo Twitter, em tempo real. Ou seja, sempre que alguém posta alguma ação promocional no Twitter nosso site capta esta mensagem (conhecida como “tweet”) e exibe em nosso painel de promoções – a página principal do site.

Tudo isto é feito de maneira integrada, comunicando diretamente com o site do Twitter através de uma API, que é interface que eles disponibilizam para que a comunidade de desenvolvedores utilizem sua criatividade, com o benefício de que não é necessário armazenar a senha de acesso dos usuários e que há total comunicação com os recursos do Twitter.

Começamos com o intuito de apenas filtrar as ações promocionais do Twitter, mas aos poucos fomos agregando mais recursos e hoje é possível participar de promoções através da nossa ferramenta, realizar sorteios, aparecer com destaque no painel de promoções, anunciar, etc.

Como surgiu a ideia?

Surgiu de uma pontinha de curiosidade, ainda com foco bem técnico, quando fiquei sabendo que o Twitter havia disponibilizado uma API para que desenvolvedores interagissem com seu site. Fiz um trabalho utilizando um pouco desta API e ao gerenciar filtros mais a observação do crescente número de promoções no Twitter nasceu a ideia base do PromoTweets.

Quem é o Jackson? Fale um pouco sobre você, sua trajetória e o que faz atualmente.

Sou catarinense, resido na terra da Oktoberfest (Blumenau), “programalista” formado, proprietário de uma Software House e apaixonado por internet. Nos últimos dois anos venho me dedicando para estudar/criar negócios online. O PromoTweets é um dos negócios criados nestes dois anos e, além dele, possuo outros sites, com destaque maior para o Profissionais TI – que vem crescendo bastante e que em breve terá uma nova versão no ar. Sou do tipo que não deixa ideias passarem batidas. Todas as ideias são válidas, mesmo as mais absurdas ou as já existentes. Sempre pode ter um diferencial, uma forma de fazer algo diferente, melhor. Algumas dão certo, outras nem tanto. Estou trabalhando forte, junto ao Alex Prado, para que o PromoTweets seja uma ferramenta útil e rentável.

Quantas pessoas estão envolvidas no projeto?

A ferramenta começou sem nenhuma pretensão mais profissional, era um mecanismo de aprendizado somado a um bom passatempo.

Ainda no início, mostrei a ideia a um amigo, Alex Prado, que é um profissional da área de TI, atuante em sua própria empresa em Belo Horizonte, envolvido com desenvolvimento de sistemas e projeto web. O Alex foi quem teve o primeiro “estalo” de que a ferramenta poderia se tornar algo maior, mais útil e profissional. Achei interessante e aceitei sua participação, quando então paramos de brincar e começamos a trabalhar mais sério no produto.

Juntos traçamos melhorias, funcionalidades, moldamos interesses comuns, potenciais parcerias e clientes.

Ainda hoje estamos os dois envolvidos neste projeto: Alex mais envolvido no projeto e nas estratégias da “empresa” e eu no produto, mercado e avanço das tecnologias.

Qual o objetivo do PromoTweets?

O objetivo de negócio do PromoTweets é aproximar promotores de potenciais usuários para suas ações promocionais, estendendo a rede de contatos do Twitter.

Explicando melhor:

– De um lado, temos as empresas que vem utilizando cada vez mais o Twitter como mecanismo de divulgação de suas ações promocionais.

– De outro lado, temos os usuários da rede, que acompanham empresas no Twitter e alguns com muito interesse nas promoções que acontecem pela rede.

Porém, há um hiato entre estas partes, pois as empresas nem sempre alcançam todo seu público potencial (ficando limitadas à sua rede de seguidores e à proliferação de seus tweets) e os seguidores nem sempre ficam conseguem encontrar empresas, promoções e oportunidades na rede, pois o twitter é muito dinâmico e o que passou há algumas horas já é um passado distante.

Assim, o PromoTweets se propõe a aproximar estes lados. Leva as promoções de todos os promotores a um único lugar e permite que os usuários monitorem apenas um local para saberem das promoções que estão sendo divulgadas no Twitter, em tempo real. Tudo de forma bem simples e descolada, sem que seja necessário seguir outras pessoas ou empresas, sem cadastros, nada.

Recentemente foi adicionado o Sorteio de Seguidores, fale sobre sua construção, como funciona e como é feita a interação com o Twitter

Percebemos que comumente os promotores realizavam sorteios entre seus seguidores, como uma forma de mantê-los próximos e estreitar o canal de comunicação. Contudo, na hora de realizar o sorteio cada um fazia de uma forma (e nenhuma era uma boa forma, na nossa opinião). Foi aí que criamos o Sorteio de Seguidores, um mecanismo onde os promotores podem realizar sorteios entre seus seguidores, de forma completamente aleatória e mantendo em nossos sistema o registro deste sorteio – também de forma bem simples e objetiva. Assim, após realizar o sorteio, disponibilizamos um link para que o resultado do sorteio possa ser divulgado e mantemos o histórico do sorteio em nossa base, para que possa ser consultado por qualquer participante.

Em breve vamos incluir um recurso para tuitar o resultado automaticamente, a partir da tela de sorteio e também vamos mostrar mais explicitamente nosso algoritmo de sorteio, para mostrar que é mesmo aleatório.

Existem outras alterações ou implementações previstas?

Sim, temos um roadmap hoje com mais de 15 itens a incluir, sendo a maioria destes itens ainda não foi detalhada. As alterações vão desde melhorias em funcionalidades existentes, automação de atividades ainda manuais (na nossa administração), recursos para monetização e novas funcionalidades.

Atualmente você tem sistema de banner adsense no blog correto? Você o rentabiliza de alguma outra forma ou prevê fazer isso?

Utilizamos os banners do Google Adsense porque são mais simples e porque a ferramenta ainda está em “beta”, não construímos tudo que queremos. Devemos manter o Google Adsense em algumas partes, mas este não é nosso foco para monetizar. Já rentabilizamos com divulgação no site (banner na página inicial), mas ainda é pouco. Temos um atrativo para quem divulga que é um tempo de permanência considerável no site (hoje em aproximadamente 29 minutos, segundo Google Analytics), mas nossos acessos ainda estão crescendo.

Você prevê um modelo de negocio para a ferramenta, como um site comercial rentável?

Sim, temos um modelo projetado e já implementado parcialmente. Podemos demonstrá-lo com tranquilidade, apenas não possui ainda uma interface visual para o usuário final, mas internamente já a utilizamos. Como nossa ferramenta é de alta visibilidade, nosso modelo está baseado em publicidade via tweets e também banners promocionais.

Queremos apenas avançar um pouco mais no desenvolvimento de alguns recursos antes de focar nesta parte.

Nosso maior interesse é que a ferramenta seja útil e que seja utilizada. Tanto que todos os recursos funcionais do PromoTweets hoje gratuitos e a pretensão é que sejam sempre assim.

Como tem sido a resposta do publico ao site? Você o considera um sucesso? Existe uma boa interação?

A resposta tem sido muito boa! Temos um número considerável de citações na web, principalmente em blogs, com frequência recebemos contatos para divulgação de promoções de empresas presentes no Twitter, firmamos parcerias com empresas como Compra Fácil (@blogcomprafacil), Ninui.com (@ninui) e outras com quem ainda estamos conversando.

Também incluímos no PromoTweets um recurso de feedback (no canto superior esquerdo), onde os usuários podem nos pontuar e enviar mensagens. Temos atualmente mais de 100 feedbacks e uma média de 4.25 (numa escala de 0 a 5), a qual consideramos muito boa.

Para finalizar!

De forma geral, falamos um pouco de tudo. Convido a todos que visitem nosso site e principalmente, que nos deem seu feedback – temos um constante objetivo de melhorar e queremos oferecer uma ferramenta realmente útil e de qualidade. Fazendo isto estarão nos ajudando a fornecer um produto melhor!