TwitFlock – Ferramenta para postagem em grupos

Se o Twitter com apenas uma passarinho é tudo que nós conhecemos e adoramos, imagine então uma revoada de passarinhos?

É o que sugere o TwitFlock – que faz alusão ao termo flock, revoada em inglês.

twitflock

A ferramenta que está sendo lançada hoje foi desenvolvida com o framework Castle MonoRail e usa a API do Twitter seguindo padrão REST para fazer twittadas coletivas, sob um mesmo perfil.

Em entrevista exclusiva ao Twitter Brasil o Sócio da RedCube, Leo Palagi explica como o site funciona:

Você se cadastra no TwitFlock utilizando o login e senha do seu perfil do Twitter transformando-o em um grupo, depois basta indicar outros perfis que poderão twittar no seu grupo.

A partir daí, todos os perfis que estão cadastrados em seu grupo poderão fazer twitts em nome dele enviando DMs.

Com um exemplo é mais fácil:

Transformamos o perfil da @redcube em um grupo do TwitFlock, e cadastramos @leopalagi, @lelis718 e @anouc no grupo.

Quando eles enviam DM para a @redcube ela twita automaticamente.

Desta forma, os três perfis (@leopalagi, @lelis718 e @anouc) podem fazer twitts em nome da @redcube quando quiserem, sem precisar ter a conta configurada ou acesso ao perfil.

Quando eu quiser que um dos três não faça mais twits no grupo, basta eu excluí-lo e as DMs dele não serão mais twitadas pelo perfil da @redcube.

Segundo ele a idéia surgiu em  uma reunião com um cliente que mantém um site de conteúdo esportivo, onde foi apresentado o Twitter, explicando seu funcionamento e algumas maneiras de aproveitá-lo para gerar tráfego.

O cliente questionou se poderia ter um único perfil onde todos os seus colunistas tivessem a senha e postassem pílulas de suas colunas, ou comentários exclusivos.

Na verdade ele estava sugerindo um “perfil coletivo”, algo que é meio raro de se ver no Twitter.

Então em um almoço com algumas pessoas da agencia, sobre o assunto, foi encontrado um problema; A alta rotatividade de colunistas que este site tem traria um trabalho enorme na hora de gerenciar o perfil e bloquear o acesso a um colunista.

Então surgiu a idéia de fazer uma ferramenta que além de dar suporte a perfis coletivos de Twitter, dispensasse a necessidade de todos os usuários que participam do grupo ter a senha.

Isso serviria não só para um perfil coletivo, mas também para perfis corporativos onde mais de uma pessoa gerencia o twitter da empresa.

A Red Cube, que é uma agência digital que desenvolve ações a diversos cliente e mantém uma forte equipe de produção entre seus profissionais, viu uma grande oportunidade de aproveitar todo o expertise de projetos já desenvolvidos para criar um novo serviço à comunidade do Twitter.

Para o desenvolvimento do projeto foram gastas aproximadamente duas semanas contando com a participação de quatro profissionais trabalhando parte do dia, o projeto foi muito bem estruturado se pode contar com o time constituído por arquiteto da informação, planejamento, desenvolvimento e criação.

Embora não ainda não exista um plano consolidado de novas implementações @leopalagi afirma que elas acontecerão de forma mais orgânica, conforme a aceitação dos usuários e os feedbacks de uso.

Alem do TwitFlock a mesma equipe foi responsável recentemente pela produção de um TwitGame.