Glossário de Marketing Digital

Business Intelligence (BI)

de leitura

Business Intelligence é um termo abrangente que inclui o uso de aplicativos, infraestrutura, ferramentas e melhores práticas para acessar e analisar informações. Dessa forma, seu objetivo é melhorar e otimizar as decisões e o desempenho.

Inventado pelo Gartner Group, pode ser usado também no português “inteligência de negócios” ou “inteligência empresarial”. Algumas ferramentas de BI são análises previsíveis e prescritivas, relatórios, benchmarking, gerenciamento de desempenho de negócios e mineração de dados. Por outro lado, também pode envolver processamento de eventos complexos.

Uma das primeiras referências ao que viria a ser BI está no livro A Arte da Guerra, de Sun Tzu. O autor do clássico diz que, para se ganhar uma batalha, é preciso conhecer tanto as fraquezas e virtudes próprias quanto às do inimigo. No caso do marketing digital, isso pode ser aplicado a outros stakeholder, como concorrentes, fornecedores e clientes, por exemplo. Tudo visando mais agilidade e qualidade nas tomadas de decisão para o sucesso do negócio.