Glossário de Marketing Digital

CPL

CPL quer dizer “custo por lead” e é uma métrica utilizada para saber o desempenho da estratégia de marketing digital para geração de conversão em vendas. 

Nessa categoria, o pagamento será efeito considerando cada internauta que, após clicar em um anúncio aceita registrar-se num determinado serviço ou seja, que demonstra interesse.

É uma maneira de cobrar considerando a conversão de um anúncio.

Custos-e-porcentagem

Apesar de não significar necessariamente uma venda, é uma maneira eficiente de impulsionar um negócio na internet, já que, no longo prazo, garante que marcas e empresas estejam em contato com seus possíveis clientes.

Trabalhar com marketing digital é saber que tudo faz parte do processo e que cada escolha irá determinar o seu resultado lá na frente. Campanhas voltadas para a conquista de leads é um exemplo claro desse processo.

Ao iniciar uma campanha de leads é necessário saber que a métrica considera o valor foi necessário para gerar o interesse das pessoas. Caso esse valor seja muito alto, sugere-se que a campanha seja pausada e analisada para evitar o comprometimento da verba.

Ter acesso aos relatórios de campanhas com o objetivo de trazer leads, contribui para o direcionamento dos investimentos de marketing sobre a empresa. É o CPL o responsável em mostrar se uma campanha está sendo boa ou ruim, no sentido econômico.