Glossário de Marketing Digital

Marketing de Conteúdo

de leitura

Marketing de conteúdo é ação de uma empresa de criar, publicar e promover conteúdos personalizados para seu cliente. Isso é feito a fim de se engajar com seu público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes e potenciais clientes.

Assim, a marca tem como objetivo oferecer um conteúdo relevante ao leitor, podendo gerar resultados financeiros ou não. De qualquer forma, essa produção gera visibilidade online, além de criar uma percepção positiva da marca. Com isso, pode promover mais negócios.

Existem diversos modelos para o processo de marketing de conteúdo. Um deles envolve o seguinte processo: definição de objetivos; construção de personas, com atenção às necessidades e “pain points” dos potenciais clientes; a produção de conteúdo relevante e útil para o público-alvo; e táticas de distribuição de conteúdo por diversos canais on e off-line. Por fim, é feita também a mensuração de resultados.

Desse modo, a ideia não é atrair qualquer pessoa, mas focar a estratégia naquelas que têm interesse naquela marca e em seus produtos.