O plano editorial é um documento que direciona a comunicação e as estratégias para a publicação de conteúdos. Dessa forma, contém as diretrizes sobre o que será postado sobre uma marca em seu blog ou nas redes sociais.
Um bom plano editorial é fundamental para gerar leads, por exemplo. Isso porque é nele que estarão definidos o foco do conteúdo, o tipo de audiência almejada e as personas, ou seja, as representações fictícias dos clientes ideais para o seu negócio.
Por isso, o plano editorial é um dos principais responsáveis pela construção de uma comunicação eficiente. Para tanto, ele precisa não só apontar as diretrizes do conteúdo a ser elaborado, como também organizar temas e definir a linguagem (estilo e tom de voz das mensagens). Também deve determinar palavras-chave, títulos, formatos, prazos e canais de divulgação. Isto é, todos os detalhes importantes para atingir os objetivos previstos pela empresa.
Sabendo isso, se observa a necessidade de possuir um bom planejamento para que fique determinado o que, como e quando será realizado. Além, de todos os fatores já ditos anteriormente é importante também, apontar a frequênciaFrequência é o número de vezes que cada pessoa viu um comercial ou mensagem publicitária dentro de um determinado período de tempo em uma mídia ... More com a qual a publicação dos conteúdos será feita.
Quando se tem posse de todas essas informações, as análises de monitoramento das campanhas envolvidas são mais fáceis de serem compreendidas.