Aplicativo “Time on Twitter” rouba dados pelo Twitter

Um novo scam (prática com objetivo de pescar dados, informações pessoais e financeiras, como números de conta-corrente e cartão de crédito, e até senhas), em forma de aplicativo, está se espalhando pelo Twitter, prometendo calcular quantas horas o usuários já gastou no microblog.

O aplicativo chamado de “Time on Twitter” se espalha pelo microblog através de links curtos, como do Bit.ly, trazendo mensagens do tipo: “Gastei 15,4 horas no Twitter. Quanto tempo você já gastou? Descubra aqui”.

Leia Também!  Pesquise e compartilhe vídeos no Twitter com Tweetube

Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para a página do aplicativo, que solicita permissão para se conectar à conta, causando a infecção e gerando tuites com a mensagem scam.

De acordo com a empresa de segurança Sophos, este tipo de ataque é mais comum em redes sociais como Facebook, do que no Twitter.

A empresa sugere ao usuário infectado que retire o acesso do aplicativo à sua conta do microblog. Para fazer isso, basta clicar em “Settings”, “Connections” e clique em “Revoke Access” na aplicação desejada. Neste caso, o aplicativo recebe o nome de “Time on Twitter” ou “How Many Hours”.

Leia Também!  Twitter e TweetDeck