Internautas brasileiros descobrem o Twitter
São Paulo já é a quarta cidade do planeta em número de usuários do microblog que, em um ano, cresceu 700%.
Página Inicial do Twitter que ficou famosa pela pergunta “O que você está fazendo?” – Foto: Tayane Scott
TAYANE SCOTT
Pesquisa da ComScore (empresa especializada em estatísticas do mundo digital) apontou que o uso do Twitter teve um aumento de 700% comparado a 2008, crescendo em ritmo de cinco mil a dez mil contas novas por dia.
A ferramenta, criada em 2006 pelo americano Jack Dorsey, só chegou ao Brasil em 2007. Mas, mesmo que muitos internautas ainda desconheçam o Twitter, recentemente, o site ultrapassou a marca de um bilhão de mensagens. Muitas delas disparadas de computadores e celulares de São Paulo que, de acordo com o jornal britânico The Times, já é o quarto colocado em número de usuários, ficando atrás apenas de Londres, Nova York e São Francisco.
“O que você está fazendo?” Essa é a pergunta chave do Twitter. A ferramenta permite o envio de mensagens de até 140 caracteres, pela web ou via celular, a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do planeta.
Segundo o editor do blog Twitter Brasil (o maior site brasileiro sobre o assunto), Fernando Souza, o microblog pode ser utilizado em diversas ocasiões. “O Twitter é uma ótima opção para acompanhar eventos e notícias, fazer cobertura, interagir com amigos, ou saber sobre quaisquer acontecimentos. Além de ser uma forma de você poder mostrar a sua opinião a todos”, explicou.
Muitas empresas, principalmente jornalísticas, utilizam a ferramenta para expansão dos negócios. Portais como G1 e BBC Brasil, mantêm perfis no Twitter constantemente atualizados com notícias. Como o espaço é pequeno, apenas as manchetes entram no ar acompanhadas do link da matéria no site do portal.
A revista Capricho possui uma página no microblog. Segundo a redatora-chefe da revista, Tatiana Schibuola, o Twitter foi criado como um apoio. “Ele gera audiência para o site. Publicamos no Twitter o que está sendo colocado no ar naquele momento”, contou.
Quem usa – Os dados mostram que a maioria dos utilizadores do serviço é de internautas com idades entre 25 e 54 anos. Porém, de acordo com Fernando Souza, um grande número de jovens vem aderindo ao microblog. “Há alguns meses boa parte dos usuários brasileiros do Twitter eram profissionais de comunicação e de tecnologia, mas este cenário está mudando com a popularização da ferramenta e exposição na mídia”, explicou.
É o caso do andreense Carlos Eduardo Pozzan de 21 anos. O estudante conta que utiliza a ferramenta tanto em casa quanto no trabalho e a considera muito mais atraente que os outros serviços. “O Twitter é muito mais interessante pelo conteúdo que ele traz. Na verdade eu não consigo enxergá-lo como um site de relacionamento. É uma ferramenta simples, que você utiliza para dividir seus pensamentos e ler o pensamento dos outros, apenas isso”, afirmou.
O professor de computação Caio Silva compartilha da mesma opinião. Segundo o morador de Santo André o microblog tem um propósito diferente dos outros sites. “O Twitter tem o único propósito de fazer você conhecer o cotidiano alheio. Já o Orkut e o Facebook têm aplicativos e uma interface mais voltada ao conhecimento global da pessoa, com fotos, possibilidade de realizar ações, escrever depoimentos. O Twitter é útil porque é prático e tem um design totalmente minimalista e direto”, disse.
Muitos famosos também estão dentre os usuários da ferramenta. A banda brasileira Capital Inicial, Lindsay Lohan, Britney Spears e até o presidente americano, Barack Obama.