Twitter + futebol = Futweet
Como a maioria dos brasileiros são fanáticos por futebol e cada vez mais loucos pelo Twitter, não poderia faltar a junção dos dois!
Pensando nisso o pessoal do C.E.S.A.R (Centro de Inovação baseado em Recife) criou o Futweet – um jogo de palpites sobre o Campeonato Brasileiro 2009, que roda em cima da plataforma do Twitter. A ideia é que os usuários possam competir em um ranking de quem é mais “pé-quente” em um bolão virtual totalmente baseado no serviço.

A dinâmica segue a lógica de enviar um “palpeet” – forma como os criadores apelidaram as twittadas enviadas para a ferramenta. O processo de coleta e construção do ranking é automatizado e, em geral, os prêmios são enviados para os primeiros colocados de cada mês. Em entrevista para o Twitter Brasil, a equipe responsável pelo Futweet comentou:
A ideia surgiu da curiosidade de algumas pessoas de saber como se programava o Twitter. A rede vinha crescendo a números fantásticos no país e poucas aplicações [interessantes] até então eram produzidas pelos brasileiros. Em matéria de tecnologia não devemos nada a empresas de fora, mas às vezes a gente passa o tempo copiando serviços “de fora”. Tentamos pensar em algo original e saiu o Futweet 😉
Atualmente existem cinco pessoas envolvidas diretamente no projeto entre game designers, designers, programadores e gente de negócios. É importante ressaltar que o sucesso da ferramenta também se deve aos incentivos e sugestões de novas features enviadas pelos usuários do Twitter, que sempre fazem questão de mandar mensagens elogiando o trabalho, como @marcelotas e a @mroficial.
Sobre a @mroficial: “Não podemos deixar de citá-la, ela nos dá a maior força do mundo” – uma das maiores incentivadoras segundo a equipe do C.E.S.A.R.
O centro atualmente conta com uma equipe voltada para mídias sociais e a ferramenta serviu como o pontapé inicial para a criação da área. O C.E.S.A.R que é um Centro de Inovação baseado em Recife, numa região denominada Porto Digital. Além de ser uma das maiores empresas de tecnologia do Nordeste, possui programas que incentivam o intra-empreendedorismo, a partir dos quais coisas legais como o Futweet e outras aplicações surgem. A empresa trabalha com projetos variados, que vão desde coisas relacionadas a jogos para celular até sistemas de informação, passando por desenvolvimento de circuitos, aplicações webWeb é o nome pelo qual a rede mundial de computadores internet se tornou conhecida a partir de 1991. Foi neste ano que ela se popularizou devido à cri..., entre outros.
A engine do Futweet está sendo preparada para agências de mídia que queiram fazer alguma ação com respeito à Copa. Foi criada uma meta plataforma de programação em cima do Twitter, onde é possível incluir um novo serviço em até duas semanas, o que abriu muitas portas para a equipe que aposta na copa do Mundo para o lançamento de ações ainda mais legais.
Quer aplicar isso no seu negócio?
Uma consultoria ou treinamento sob medida pode acelerar seus resultados.
Receba conteúdos como este
Dicas de marketing digital, IA e tendências no seu e-mail. Sem spam.