Twitter + futebol = Futweet

Como a maioria dos brasileiros são fanáticos por futebol e cada vez mais loucos pelo Twitter, não poderia faltar a junção dos dois!

Pensando nisso o pessoal do C.E.S.A.R (Centro de Inovação baseado em Recife) criou o Futweet – um jogo de palpites sobre o Campeonato Brasileiro 2009, que roda em cima da plataforma do Twitter. A ideia é que os usuários possam competir em um ranking de quem é mais “pé-quente” em um bolão virtual totalmente baseado no serviço.

futweet

A dinâmica segue a lógica de enviar um “palpeet” – forma como os criadores apelidaram as twittadas enviadas para a ferramenta. O processo de coleta e construção do ranking é automatizado e, em geral, os prêmios são enviados para os primeiros colocados de cada mês. Em entrevista para o Twitter Brasil, a equipe responsável pelo Futweet comentou:

A ideia surgiu da curiosidade de algumas pessoas de saber como se programava o Twitter. A rede vinha crescendo a números fantásticos no país e poucas aplicações [interessantes] até então eram produzidas pelos brasileiros. Em matéria de tecnologia não devemos nada a empresas de fora, mas às vezes a gente passa o tempo copiando serviços “de fora”. Tentamos pensar em algo original e saiu o Futweet 😉

Atualmente existem cinco pessoas envolvidas diretamente no projeto entre game designers, designers, programadores e gente de negócios. É importante ressaltar que o sucesso da ferramenta também se deve aos incentivos e sugestões de novas features enviadas pelos usuários do Twitter, que sempre fazem questão de mandar mensagens elogiando o trabalho, como @marcelotas e a @mroficial.

Leia Também!  Photoshop Express

Sobre a @mroficial: “Não podemos deixar de citá-la, ela nos dá a maior força do mundo” – uma das maiores incentivadoras segundo a equipe do C.E.S.A.R.

O centro atualmente conta com uma equipe voltada para mídias sociais e a ferramenta serviu como o pontapé inicial para a criação da área. O C.E.S.A.R que é um Centro de Inovação baseado em Recife, numa região denominada Porto Digital. Além de ser uma das maiores empresas de tecnologia do Nordeste, possui programas que incentivam o intra-empreendedorismo, a partir dos quais coisas legais como o Futweet e outras aplicações surgem. A empresa trabalha com projetos variados, que vão desde coisas relacionadas a jogos para celular até sistemas de informação, passando por desenvolvimento de circuitos, aplicações web, entre outros.

A engine do Futweet está sendo preparada para agências de mídia que queiram fazer alguma ação com respeito à Copa. Foi criada uma meta plataforma de programação em cima do Twitter, onde é possível incluir um novo serviço em até duas semanas, o que abriu muitas portas para a equipe que aposta na copa do Mundo para o lançamento de ações ainda mais legais.

Leia Também!  Twitter Corporativo Fique Por Dentro