Web

Web é o nome pelo qual a rede mundial de computadores internet se tornou conhecida a partir de 1991. Foi neste ano que ela se popularizou devido à criação de uma interface gráfica que facilitou o acesso e estendeu seu alcance ao público em geral. A palavra é traduzida do inglês para o português como teia ou rede.

O termo é a forma resumida e adaptada de WWW (World Wide Web). Dessa forma, se refere a um sistema de informações de hipermídia (conteúdo em forma de texto, vídeo, som e outras animações digitais) que permitem ao usuário acessar uma infinidade de conteúdos através da internet. Esse acesso acontece por meio de uma ligação à internet e um navegador (browser) onde são visualizados tais conteúdos. O Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox e Internet Explorer são exemplos de navegadores que permitem esse acesso.

Da mesma forma, uma página web é o nome que se dá a um documento eletrônico. Essas páginas geralmente encontram em formato HTML, e através delas se pode acessar outras páginas, por meio de links. Uma website, por sua vez, é o lugar onde se reúnem várias páginas webs dentro de um mesmo domínio e relacionadas entre si. E o servidor web é o computador, a unidade onde se executam determinados software. Ou seja, é um programa utilizado para transferir páginas web.