A palavra webinar vem de uma abreviação de web-based seminar (seminário baseado na rede). Assim, este é um tipo de webconferência em que a comunicação é de uma via apenas, ou seja, um seminário online em vídeo sobre um tema específico.
No webinar, que também é chamado de webinário, uma pessoa se expressa e as outras assistem. A única interação possível entre quem assiste e quem fala é por meio do chatEm inglês, o termo "to chat" significa conversar. Daí vem a definição do que chamamos de chat, ou seja, os aplicativos de comunicação instantân... More. Esse canal pode servir para o expectador enviar perguntas, por exemplo.
Pode ser gravado ou ao vivo. E pode ocorrer através de uma aplicação específica, instalada em cada um dos computadores participantes. Também acontece por meio de uma aplicação webWeb é o nome pelo qual a rede mundial de computadores internet se tornou conhecida a partir de 1991. Foi neste ano que ela se popularizou devido à ... More que opera dentro do navegador. Para isso, basta que o usuário digite o endereço do site onde será o webinar. Na maioria das vezes, é necessário fazer um cadastro prévio.
As principais plataformas utilizadas nesses seminários são Youtube Live e Google Hangouts, além do WebinarJam. Mas existem muitas mais, como Online Meetings (IBM), Appear.in, Adobe Acrobat Connect, BrightTALK, Cross Host, iMeet, Skype e Join.me.
Esse tipo de exposição pode ser usada para atrair e gerar leads ou para avançar os leads que a marca já possui. Além disso, pode ser uma demonstração ao vivo de um produto (live demo) ou pode ser focado nos clientes, com objetivo de relacionamento e retenção.