Glossário de Marketing Digital

NFT

de leitura

O NFT em ingle non-fungible tokens é um ativo intangível. A tecnologia que garante o seu funcionamento chama-se token, que é um tipo de registro garantidor da originalidade e exclusividade do produto.  De um modo geral, a importância deste bem digital tem sido crescente na atualidade. Em grande parte, isso se deve ao fato de que a propriedade intelectual adquiriu grande valor na internet, sobretudo após a facilidade de circulação de dados e criações.

Dessa forma, tamanha é a fama dessa espécie de certificado digital que o NFT, junto de outras moedas criptomoedas, tornou-se um dos maiores pontos de atenção dos investidores hoje. Há uma especulação milionária se desenvolvendo em torno disso. O interesse do mercado financeiro por esse tipo de bem digital acontece justamente por conta das vantagens que o ativo apresenta.

Porém, o investimento em criptomoeda não é uma exclusividade de grandes empresários ou portadores de fortunas. Empresas que buscam inovar e ousar no ambiente digital podem se beneficiar das facilidades que o metaverso e a web 3.0 oferecem.

Neste texto, comentaremos sobre a tecnologia do NFT, suas aplicabilidades e em como ele pode ser útil para as empresas e mercados do fututo. Acompanhe para saber mais.

O NFT como recurso estratégico dos novos mercados

O apelo de compra contido no NFT está na segurança e na exclusividade que sua tecnologia de token permite. À primeira vista, isso pode parecer pouco, mas quando associamos este ativo a algum tipo de bem ou item digital, a exclusividade tem peso e adquire um apelo de consumo que é escasso e único ao mesmo tempo.

Com isso, imediatamente cria-se um novo mercado. Afinal, a propriedade intelectual sempre foi uma questão problemática quando seu meio de circulação é a internet. Agora, com o NFT, os ativos digitais, mesmo que virtuais, carregam a garantia de sua autenticidade. Pois tratam-se de bens insubstituíveis e não violáveis.

Todavia, quando exploramos essa questão mais a fundo, e considerando as possibilidades de funcionamento do metaverso, podemos perceber que um modelo de negócio inédito está em vias de se consolidar. Uma série de artistas, marcas e desenvolvedores já identificaram essa oportunidade e passaram a comercializar suas criações em NFT.

Assim, as aplicações em blockchain têm potencial para gerar uma economia robusta e expressiva, porque para que as pessoas existam e interajam no metaverso, elas certamente precisarão adquirir itens digitais. Marcas e empresas internacionais e nacionais parecem reconhecer uma dimensão disto quando migram para este novo sistema. Desse modo, os produtos e serviços que conhecemos hoje não serão mais os mesmos dentro de um futuro próximo. Mesmo porque uma nova geração de consumidores estará diretamente inserida nos metaversos.

No marketing, isso não será diferente. Os ativos digitais podem e devem ser utilizados como estratégia de comunicação.  É preciso estar aberto para a nova economia que a realidade virtual ampliada gerará em breve.

 

 

Curso marketing digital - Fernando Souza