Caça cliques

Caça cliques são manchetes cativantes ou títulos curiosos que pretendem atrair um grande número de pessoas para uma página ou site. Servem a quem deseja um acesso imediato e um crescimento repentino e considerável de visualizações em suas produções. Também podem ser chamados de clickbait, embora este outro costume ter um teor mais ligado à pegadinha.

Os caça cliques se utilizam de frases com teor exagerado ou enganoso, sem real compromisso com a verdade ou com a validade da informação oferecida. Dessa forma, têm sido mal vistos entre os produtores de conteúdo. O Facebook chegou a fazer mudanças na plataforma para penalizar esse tipo de postagem.

Alguns exemplos são conteúdos que aparece abaixo de notícias de portais dizendo: “Perca 10kg em uma semana”. Ou até mesmo: “Ganhe dinheiro sem sair de casa”. Também há casos de sites e portais que usam esse tipo de conteúdo. Manchetes sensacionalistas podem ser usadas como estratégia para aumentar a audiência. Por outro lado, vale lembrar que é muito mais importante ter uma audiência qualificada.