CRM

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português. Define os sistemas de informação, software ou ferramentas que gerenciam e automatizam a relação com o cliente.

Seu objetivo é ajudar as marcas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes. Assim, armazena e inter-relaciona de forma inteligente informações sobre suas atividades e interações com a empresa. Dessa forma, ajuda a reduzir custos e aumentar o lucro.

O CRM é utilizado para coletar os dados dos clientes, armazená-los e facilitar cruzamentos desses dados. Ele auxilia as organizações a angariar e fidelizar clientes ou prospectos, fidelizar clientes atuais na busca de atingir a sua satisfação total, através do melhor entendimento das suas necessidades e expectativas e formação de uma visão global dos ambientes de marketing.

A maior parte dos sistemas de CRM opera em nuvem, ou seja, atua em um ambiente 100% online. Além disso, automatiza parte das tarefas e integra diferentes áreas facilitando a comunicação entre as equipes dentro de uma empresa. Sistemas de CRM também geram relatórios, integram-se a outros sistemas e oferecem soluções específicas para cada tipo de empresa, independentemente de seu tamanho ou produto.