Glossário de Marketing Digital

Vlogger

de leitura

Vlogger é um internauta que faz vídeos de si mesmo, falando sobre assuntos específicos, direcionados a um determinado público-alvo. Geralmente, ganha-se dinheiro com esse conteúdo por meio de propagandas. Os vlogs com mais acesso costumam atrair anunciantes e, com isso, o pagamento pelos anúncios.

O vloguer passa a mensagem que deseja através da filmagem de sua própria fala e gestos. Esse conteúdo é bastante diverso, partindo de pessoas muito diferentes entre si. Assim, elas expõem suas opiniões e considerações sobre temas também muito variados, como beleza, moda e política.

Muitos vlogs apresentam tutoriais de como fazer algo, que pode ser desde como consertar um computador até como fazer um ponto de crochê. O tema escolhido e a opinião do vlogger acaba por definir seu público-alvo. Isso porque o Youtube recomenda conteúdos parecidos para o usuário que acabou de assistir a um determinado vídeo.

A produção de um vlogger costuma ser bastante simples, já que ele só precisa de uma câmera e um canal no Youtube para começar a postar. No entanto, nem todo vlog é de baixo custo. Existem atualmente produtoras que trabalham especificamente com a elaboração e gerenciamento desse tipo de conteúdo.