Inbound marketing

Com o surgimento das mídias digitais, veio também uma necessidade de mudar o modo com as empresas mostram seus produtos e serviços para seus clientes. Foi assim que surgiu o inbound marketing. O termo abriga o chamado marketing de conteúdo e pode ser traduzido como marketing de atração.

É quando as empresas tentam atrair o cliente por meio de informações úteis e relevantes, como newsletters, blogs, canais de vídeos no YouTube, páginas em redes sociais. No marketing tradicional, havia a interrupção do processo do consumidor. Por exemplo, os anúncios em páginas de revistas ou os comerciais de TV.

Ao mesmo tempo, essa tática ainda é usada hoje, de outras formas. Um exemplo são as quebras de vídeos embedados no Facebook ou no próprio YouTube.

Depois de atrair o cliente, uma ação efetiva de inbound marketing passa por conhecer, fidelizar e encantar cada pessoa. Uma das principais estratégias é usar ferramentas de SEO para relacionar palavras-chave à sua empresa e a seus negócios.

Por outro lado, o outbound marketing, como ficou conhecido o marketing tradicional de interrupção, também pode ser estratégico. Ou seja, o mais importante é definir em qual ocasião usar cada modelo.