Glossário de Marketing Digital

Contratos Inteligentes

de leitura

Os contratos inteligentes, também conhecidos como smart contracts, são acordos entre duas ou mais pessoas ou entidades, firmados de forma virtual e automatizada. Eles são constituídos por códigos que definem as regras específicas desse acordo, seu objeto, as obrigações das partes e penalidades cabíveis.

Os smart contracts são executados de forma automática na blockchain, e todas as cláusulas contidas neles são gravadas nessa rede. Desse forma, todas transações também são processadas pela blockchain, o que automatiza pagamentos e contrapartidas.

Os contratos inteligentes têm as mesmas finalidades dos contratos tradicionais. No entanto, diferentemente da modalidade firmada em papel, o formato digital não pode ser alterado após sua publicação. Seu armazenamento em uma rede descentralizada, torna virtualmente impossível alterá-lo ou falsificá-lo. Isso garante a segurança de dados e o alto nível de proteção de informações.

Uma vantagem dos contratos inteligentes é a redução de custos e de tempo, já que não requer a atuação de intermediários para a formalização de acordos efetuados via internet. Sendo considerado uma opção sustentável, já que eliminam o uso de papel, cartórios e registros. Os trâmites burocráticos que normalmente fazem parte desse tipo de transação não existem. Bem como possíveis erros humanos.

Atualmente, a Ethereum é a plataforma de contrato inteligente mais popular, mas várias outras blockchains de criptomoedas podem executá-los. Em geral, esses contratos permitem a execução de transações de forma confiáveis entre agentes, automatizam os procedimentos contratuais, minimizam as interações entre as partes e reduzem os custos administrativos.