Glossário de Marketing Digital

Spam

de leitura

Spam é o termo usado para se referir às mensagens eletrônicas indesejadas. Normalmente são enviadas sem o consentimento do proprietário da conta de email. Essas mensagens são, geralmente, enviadas para um grande número de pessoas. Spamming é a prática de envio em massa de spam, e spammer é a designação dada ao seu autor.

Seu conteúdo, na maior parte das vezes, é publicitário, e tem como objetivo divulgar serviços ou produtos. Por isso, o spam também é chamado de UCE (Unsolicited Commercial Email ou Mensagem Comercial Não-Solicitada).

No entanto, existem outros tipos mais nocivos dessas mensagens. Por exemplo, aqueles que contêm conteúdos mais agressivos, como vírus que trazem danos ao smartphone ou ao computador. Da mesma forma, há os que conseguem obter informações pessoais do usuário, como seus dados bancários.

Originalmente, esse termo era usado para designar um alimento enlatado de carne de porco. Passou a ser usado para designar uma mensagem não solicitada a partir de um sketch humorístico do grupo britânico Monty Python, no qual a palavra spam é repetida de forma exaustiva.