Glossário de Marketing Digital

Share

de leitura

A palavra share vem do inglês e quer dizer compartilhar. É usada principalmente para definir a replicação de conteúdos publicados no Facebook ou demais plataformas que possuam essa funcionalidade nativa, mas também pode ter seu significado ampliado.

Quando uma pessoa diz que compartilhou algo nas mídias sociais, ela pode estar se referindo ao simples fato de publicar conteúdos.woman-share

De maneira geral, dar um share ou compartilhar designa a ação de republicar o post de outro usuário. Isso pode ser feito em um grupo ou na linha do tempo (timeline). Dessa forma, pode ser usada para falar conteúdos publicados não só no Facebook, mas também no Twitter, por exemplo.

Entretanto, quando a pessoa realiza essa simples prática ela pode também estar contribuindo para influenciar seus amigos na rede, mesmo que inconsciente. Ter o conteúdo compartilhado pelo usuário é uma grande vitória que a marca conquista, desde que seja falando bem, porque ela tem a confirmação de que acertou em cheio com o conteúdo disponibilizado.

As redes sociais, deram a possibilidade para que as pessoas possam compartilhar suas emoções e experiências, nas mais variadas situações. São as experiências pessoais compartilhadas, em muitos casos, as responsáveis em manter ou não o cliente.

Saber que, o que se diz e compartilha no ambiente online impacta diretamente na reputação da marca, ainda é uma árdua tarefa para algumas companhias.