Glossário de Marketing Digital

Marketplace

de leitura

Esse é um dos principais meios de comércio eletrônico atualmente. Um marketplace é um site de vendas online que serve de vitrine para diversos vendedores colocarem seus produtos e serviços. É como um shopping e, ao contrário das lojas virtuais, pode inclusive reunir concorrentes.

Embora a empresa por trás do marketplace seja, em geral, responsável por garantir a segurança e confiabilidade de um produto, o vendedor é a primeira ponta dessa cadeia.

Um exemplo relevante de marketplace hoje é a página Netshoes, que atua também no Brasil. Nela é possível encontrar uma série de produtos que podem ou ser entregues pela própria empresa, ou por um vendedor associado. Isso é sempre apontado ao consumidor na hora da compra.

Os marketplaces são segmentados por setor da economia. É possível encontrar, por exemplo, específicos de esportes, eletrodomésticos ou até artesanato.

Assim, se tornam um importante aliado de pequenos comércios. A vantagem é poder exibir produtos de igual para igual com grandes companhias. Além disso, a estratégia de branding e marketing digital adota por esses sites serve para impulsionar pequenos negócios como eles não conseguiriam fazer sozinhos.

Vale dizer que o Facebook também tem uma plataforma de Marketplace, onde qualquer usuário da rede pode vender produtos novos e usados.