Business Model Canvas

O Business Model Canvas (em português, quadro de modelo de negócios) é uma ferramenta de gerenciamento estratégico. Dessa forma, permite desenvolver modelos de negócio novos ou existentes, por meio de um mapa visual. Criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações. Assim, auxilian os empreendedores nos processos de criação, diferenciação e inovação.

Esse quadro é composto por quatro etapas básicas. A primeira é “o que”, que traz uma proposição de valor. Ou seja, é uma visão geral dos produtos e serviços oferecidos. Em seguida vem “quem”, que inclui os segmentos de clientes (público-alvo), os canais (meios pelos quais os produtos são oferecidos) e relacionamento com o cliente (processo de gestão de relacionamento).

A terceira é o “como”, que descreve as atividades-chave para executar a proposição de valor da empresa. Envolve também os recursos-chave necessários para criar valor para o cliente e a rede de parceiros. Por último, há o “quanto”, que envolve tanto a estrutura de custos quanto os fluxos de receita. Essa estrutura é bem semelhante ao lide (ou lead) do jornalismo.

O Business Model Canvas pode ser impresso numa grande superfície para grupos de pessoas começarem a esboçar e discutir elementos do modelo de negócios com lembretes em Post-it ou marcadores para quadro branco, e serve para facilitar as analyses e fomentar o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise.