Lead, em marketing, é um visitante e potencial consumidor de uma marca. Ou seja, é alguém que demonstrou interesse em consumir um produto ou serviço. Também pode ser uma pessoa que se interessou em receber informações sobre algum conteúdo ou aceitou uma visita de venda. É um usuário que está ao alcanceÉ o termo que define quantas pessoas vão ver determinado conteúdo. A medida é muito usada, por exemplo, na publicidade. Ao lançar um comercial na... More da empresa.
Esse contato geralmente é feito por meio de um formulário. Assim, o potencial cliente pode preencher seus dados para receber uma oferta, um conteúdo exclusivo ou uma assinatura de newsletter. Isso acontece depois de ser impactado por algum tipo de comunicação.
Por outro lado, lead também pode ser usado para definir quem entra em contato com a empresa interessado em mais informações sobre um produto ou serviço. Através das informações fornecidas pelo visitante, a empresa pode criar um relacionamento com ele. Isso porque se estabelece um meio de comunicação para responder dúvidas, enviar conteúdos e desenvolver uma estratégia de marketing que traga o retorno esperado.
Já no jornalismo, lead tem um significado bem diferente do marketing. Também conhecido em sua versão em português, lide, o termo dá nome aos principais fatos que compõem uma notícia ou conteúdo. Por isso, costuma ser o primeiro parágrafo de um texto. A regra geral para construir um bom lead jornalístico é responder às seguinte perguntas: o quê (acontecimento), quem, quando, onde , como e por que.