Glossário de Marketing Digital

Prova Social

de leitura

Prova Social é uma técnica de divulgação da marca para atrair mais clientes. Isso acontece a partir da opinião de pessoas reais sobre sua experiência pessoal com os produtos e serviços. Ou seja, o relato feito por outros clientes servirá de atrativo para novos compradores.

Essa descrição pode ser feita por meio de texto ou vídeo, divulgado nas redes sociais. Da mesma forma, pode ser apresentada em um cartaz na própria loja. Os depoimentos ou descrições podem ser feitos por clientes atuais ou passados em redes sociais, blog, site ou buscadores.

Além disso, pode vir de especialistas que atestam os benefícios dos produtos e serviços, de celebridades ou influenciadores, e até por certificações que trazem visibilidade e confirmação de qualidade. A marca também pode usar a Prova Social de multidões, isto é, dizer que muitas pessoas já usaram tal serviço. Outra tática é oferecer algum benefício para indicação de amigos, como descontos.

A prova social funciona como uma garantia aos novos consumidores de que outras pessoas estão satisfeitas com seu negócio. Assim, aumenta sua credibilidade e pontua a transparência da marca.