Glossário de Marketing Digital

Stakeholder 

de leitura

Stakeholder é um termo utilizado nas áreas de comunicação, administração e tecnologia da informação. Define as pessoas que têm interesse na gestão de empresas ou de projetos, mesmo que não tenham investido neles. Em inglês, stake significa interesse, participação e risco. Já holder é aquele que possui. Assim, stakeholder também significa parte interessada.  

Este é um público estratégico. Pode ser um grupo ou uma pessoa, que validam ações de uma marca e que têm um papel na gestão e resultados dessa mesma organização.

O que é Stakeholders

O que é Stakeholder

Os funcionários, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto podem ser considerados stakeholders.

Toda essa rede de pessoas interessadas na marca, estejam elas interessadas por conta do retorno financeiro que podem ter ou não, é precisa saber que isso só se conquista através da percepção de valor que elas possuem sobre a marca. Logo, é correto afirmar que, se você é influenciado de maneira positiva ou negativa por uma empresa, você é um stakeholder.

Por isso, é necessário estar atento a todas as tomadas de decisões. São essas decisões que iram impactar na maneira como a marca é vista e percebida no mercado.