Training Program | Gestão de Conteúdo e Branded Content nas Redes Sociais
Como gerir conteúdos que melhorem resultados de busca, reforcem marcas e construam engajamentoEngajamento é o envolvimento, relacionamento ou interação voluntária de um público com um certo conteúdo ou marca. Nisso estão inclusos número... More
23 e 24 de agosto de 2013
16 ho horas
A quem se destina
Profissionais interessados ou que estejam atuando em Comunicação Digital, Jornalismo, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, atuantes em empresas privadas, empresas públicas, agências de publicidade, assessorias de imprensa, que necessitem aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de conteúdo.
5 Motivos para se matricular nos cursos JumpEducation
- Como associar o conteúdo dos ativos digitais de maneira eficaz com objetivos de negócios
- Estratégias e ações adequadas para uma gestão de conteúdo capaz de atrair clientes e dinamizar relacionamentos
- Melhores práticas para um branded content que conjugue eficácia e bons resultados
- Ações de marketing e comunicação que reforçam a identificação do conteúdo corporativo com esforços de brandingBranding é tudo que se relaciona com o gerenciamento de uma marca. O termo vem da palavra “brand”, que significa marca em inglês. Dessa forma,... More
- Exemplos e estudos de caso de ações que trouxeram bons resultados
Pré-requisitos
Interesse ou experiência anterior em Gestão de Conteúdo.
Módulo 1: Aspectos importantes a serem considerados para a estratégia de conteúdo de sua marca nas redes sociais
Objetivo: discutir as principais características de conteúdo a serem contempladas para atingir os objetivos de comunicação, brandingBranding é tudo que se relaciona com o gerenciamento de uma marca. O termo vem da palavra “brand”, que significa marca em inglês. Dessa forma,... More e marketing nas redes sociais.Conteúdo:
• “Os mercados são conversas”
• Determinar objetivos do negócio e como a gestão de conteúdo o apoia
• Planejar pauta de conteúdo e relacionamento nos canais escolhidos
• Definir características a serem aplicadas no canal (profundidade de conteúdo, capacidade viralQuando um conteúdo ganha grande repercussão na web ele recebe o nome de viral. Os virais costumam ser compartilhados por uma quantidade enorme, muit... More, abrangência do capital social, modelo de relacionamento, assuntos x cluster de públicos-alvo, linguagem, uso de avatarSabe a foto de perfil que você usa em redes sociais, tais como Facebook, Instagram e Twitter? Ela é chamada de avatar. Ou seja, o termo significa a ... More, perfil pessoal x profissional, entre outros).
Módulo 2: Planejamento da operação de conteúdo – modelos de conteúdo e de branded content
Objetivo: Mostrar como planejar e selecionar os modelos de conteúdo mais adequados para as necessidades da marca. Visões do negócio que determinam o conteúdoConteúdo:
• Boas práticas no planejamento do conteúdo: da concepção à prevenção de crises
• Modelos de conteúdo/branded content em redes sociais digitais: editorial, publicitário, publieditorial, conteúdo de marca etc. Gratuito x pago x fremium
• Usando curadores de conteúdo ou partindo do zero
• Usando os stakeholders em seu favor: gestão de conteúdo 2.0
Módulo 3: Olhando para um cardápio multimídia
Objetivo: Discutir e selecionar formatos de conteúdo que podem atender melhor aos objetivos das marcas e de suas histórias. Este módulo destaca as boas práticas nos formatos diversos.Conteúdo:
• Boas práticas em conteúdos integrados e o que levar em conta
• Texto
• Imagem e vídeo
• GeolocalizaçãoEsse é o serviço que, ao ser acionado em dispositivos, registra o local em que está (ou esteve) um usuário. É à base da geolocalização que f... More
• Segunda tela
• Conteúdo para celular
• Games
• Ações com RA e QR Code
Módulo 4: O uso de vídeos em redes sociais
Objetivo: Discutir o papel crescente dos vídeos na cultura digital, seu aspecto de viralização e resultado de busca. Como pautar e gerir essas ações. Dá pra pensar em curadoria de vídeos?Conteúdo:
• Definição e Tipos de Vídeos Online
• Campanhas de sucesso no YouTubeO YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que ganhou muita popularidade nos últimos anos. O nome foi criado a partir dos termos do... More e Vimeo: públicos diversos
• Como usar o YouTubeO YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que ganhou muita popularidade nos últimos anos. O nome foi criado a partir dos termos do... More nas empresas / Branded channel
• As melhores práticas dos vídeos online que impactam
Módulo 5: Indicadores de resultado do conteúdo estratégico em redes sociais digitais
Objetivo: Discutir os indicadores de resultado da gestão de conteúdo para que ela seja eficaz para o negócio, as ferramentas mais adequadas e a estruturação de relatórios de métricas.Conteúdo:
• Quais os indicadores mais adequados para mensurar a eficácia de um conteúdo
• Poder de atração, de geração de leadLead, em marketing, é um visitante e potencial consumidor de uma marca. Ou seja, é alguém que demonstrou interesse em consumir um produto ou servi... More, de engajamentoEngajamento é o envolvimento, relacionamento ou interação voluntária de um público com um certo conteúdo ou marca. Nisso estão inclusos número... More, de repercussão
• Ferramentas possíveis
• Formatos de relatórios e análise de resultados
Luana Baio
Coordenadora de Social Intelligence
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Módulo 6: Gestão de conteúdo voltada aos buscadores – “search content”
Objetivo: Discutir como o conteúdo gerado (não só SEOSearch Engine Optimization. Esse é o nome por extenso do termo SEO, que significa otimização para mecanismos de busca. São técnicas para garantir... More, mas textos editoriais e publicitários) torna-se peça fundamental para um resultado otimizado no marketing de buscadores. O módulo discute melhores práticas de como estruturar este tipo de conteúdo.Conteúdo:
• Quando o buscador é seu primeiro alvo: conteúdo para otimizar resultado de mecanismos de busca
• Como estar na rede: referenciar e ser referenciado
• A estruturação de conteúdos para além do SEOSearch Engine Optimization. Esse é o nome por extenso do termo SEO, que significa otimização para mecanismos de busca. São técnicas para garantir... More: buscando bons resultados de busca por meio de pautas editoriais
• Estrutura necessária e boas práticas
Fernando Souza
Especialista em Comunicação e Mídias Digitais
Módulo 7: Atividade prática
Objetivo: Possibilitar aos participantes elencar e estruturar um manual de boas práticas para gestão de conteúdo, de acordo com todos os módulos estudados em classe, e que servirá como um guia para seus desafios profissionais do dia-a-dia. A proposta é formar grupos que atuam em temas semelhantes ou próximos, para que saiam do módulo com um pré-planejamento aplicável ao seu dia a dia.