Palestra Search engine marketing (SEM) – Pós Graduação MBA Marketing

Palestra Search engine marketing (SEM) / Norma Concursos Culturais – 2013

BSP – Business School São Paulo – Pós Graduação “MBA Marketing” no módulo Comunicação e Mídias Digitais.

Cenário: No Brasil de cada 100 buscas, o Google é o mediador de 88.

A missão do Google é oferecer a melhor opção de busca na internet tonando as informações mundiais acessíveis e úteis.

Rede Search e Rede Display (GDN)

  • 95% dos usuários da Web utilizam sites de busca.
  • Em média, 50% das visitas a um site vem de buscadores (Estimativa Brasil -Considerando todos os buscadores).

Links de outros sites: 30~40%

Acessos diretos ao site 20~30%

Buscas 45~55%

Fonte: De onde vem os acessos – Revista WebDesign

O Google Sabe os desejos das pessoas

O Google possui o maior “banco de dados das Intenções Humanas”. John Battelle

Google Ad Words – Rede de Pesquisa (Search): 40% dos consumidores acreditam que as empresas cujos websites estão nas posições superiores da página de busca são as principais marcas de seu setor.

Google Ad Words – Rede de Conteúdo (Display): A rede de conteúdo do Google inclui milhares de sites de alta qualidade, páginas de notícias e blogs que fazem parceria com o Google para exibir anúncios segmentados.

Leia Também!  Palestra Mídias Sociais, Monitoramento, métricas e outros bichos

Rede de conteúdo alcança mais de 84% de usuários únicos da internet no Brasil

O mais importante é pensar como o usuário (seu público alvo) realiza a busca por seu produto ou serviço.

A intenção de Pesquisa

  • Como calcular Hora Extra?
  • Prazos para quitação de verbas rescisórias?
  • Cálculo de verbas rescisórias?

Dicas:

  • Tenha seus objetivos de publicidade bem definidos antes de começar uma campanha.

  • Estude as políticas de Publicidade do AdWords antes de criar suas campanhas. Assim você evita que seus anúncios sejam reprovados (ou sua conta, suspensa!) por erros simples.

A intenção de Pesquisa

Mentalidade da Decisão:

  • Que valores dominarão sobre o processo de tomada de decisão?
  • Quais dados eles irão considerar antes de tomar a decisão?
  • Como eles irão avaliar e priorizar esses dados?
  • destacar Problemas ou Soluções.
  • Compra por Preço ou Característica do Produto?

Raciocinar como seu cliente:

  • Por que eles digitam estes termos?
  • O que passou na mente deles antes antes da pesquisa?
  • Quem são eles?
  • Com o que eles se preocupam?
  • Quais são as suas esperanças e sonhos?

No Brasil a Rede de Display do Google já cobre 95% dos usuários de internet

Dica: Sempre separe as campanhas de Rede de Pesquisa e da Rede de Display, já que elas precisam de abordagens diferentes e você poderá ajustar as configurações da sua campanha de Display.

Leia Também!  3ª Turma - GESTÃO DE MÍDIAS DIGITAIS - Escola São Paulo

Evite mexer nas campanhas sem ter métricas/amostragem válida. Espere 1 semana antes de fazer as primeiras modificações.

Veja todos os detalhes na apresentação que fiz acima, e se tiver alguma dúvida deixe um comentário =)