Glossário de Marketing Digital

SEO

de leitura

Search Engine Optimization. Esse é o nome por extenso do termo SEO, que significa otimização para mecanismos de busca. São técnicas para garantir que um conteúdo fique bem posicionado nos sites de busca, principalmente no Google.

O SEO pode ser aplicado a sites, blogs e páginas na internet. Com ele, é possível influenciar os algoritmos dos buscadores para mostrar uma página primeiro na pesquisa de uma palavra-chave. Ou seja, é uma forma de tonar um conteúdo mais amigável e aumentar as chances de ele aparecer antes nos resultados de busca.

Isso é especialmente importante se destacar no meio de tantas páginas que são publicadas todos os dias na web. Basicamente, o Google (e outros buscadores) fazem uma seleção automática para indexar cada conteúdo de acordo com seu tema. Isso faz com que o usuário que está buscando encontre mais facilmente bons conteúdos relacionados ao que procura.

Seguindo algumas regras de SEO, é possível produzir um conteúdo que vai ser melhor rankeado pelos buscadores e, portanto, mais acessado. Esses parâmetros estão sempre sendo aprimorados, mas envolvem, por exemplo, um número mínimo de palavras por página. Outro critério é a densidade da palavra-chave escolhida, ou seja, quantas vezes ela aparece no texto.

Softwares como o Yoast, que podem ser instalados no WordPress, por exemplo, ajudam a fazer essa otimização em sites e blogs. Ele funciona como um guia e indica o que está bom e o que precisa ser melhorado.