Hashtag

Não raramente chamado de “jogo da velha”, o símbolo ganhou uma função bastante específica na internet. A hashtag (#) serve para agrupar conteúdos em uma página específica na maior parte das redes sociais. É assim no Facebook, Instagram e Twitter.

Quando o usuário de uma conta aberta usa o sinal # antes de uma palavra ela vira um link. Esse link aponta para uma página que reúne o conteúdo de diversos usuários marcados com a mesma expressão.

Como as páginas que reúnem o conteúdo são públicas, uma conta privada que use a hashtag não terá o conteúdo exibido nessa seleção.

Também é importante ressaltar que cada rede social usa seu próprio algoritmo para ordenar o conteúdo, que pode considerar desde o horário da postagem, até a relevância na rede.

É uma importante ferramenta para que empresas aumentem o alcance de seus conteúdos. Uma marca de roupas, por exemplo, pode acrescentar a hashtag #moda ao seu conteúdo. Dessa forma, usuários que busquem o tema podem chegar à página de uma marca que não conheciam antes.

Exemplo de hashtag no Instagram