Community manager

O “gerente de comunidade”, em português, é aquele que pratica conceitos de branding no dia a dia das redes sociais. O community manager é o profissional que vai traçar estratégias, pensar em conteúdos e interagir com internautas dentro das páginas de marcas e empresas.

Essa pessoa costuma ter ao seu lado outros profissionais. Por exemplo, analistas de redes sociais e designers que cuidam da identidade visual nas redes. Em geral, é a pessoa que vai fazer a gestão deste time.

É também responsável por resguardar e reafirmar a identidade de uma marca, ou seja, a [brand persona], ao pensar estrategicamente nos formatos e conteúdos a serem publicados.

Esse profissional é ainda quem vai zelar pela qualidade do chamado SAC 2.0. É a maneira como as páginas se relacionam diretamente com os clientes. Isso porque as redes sociais facilitam com que clientes enviem dúvidas e reclamações para as empresas. Muitas vezes isso acontece via mensagem direta nas páginas.

Assim, o serviço de atendimento ao consumidor começou a entrar no escopo do marketing e a identidade da marca precisa ser mantida também ali, com ajuda do community manager.