Glossário de Marketing Digital

Troll

de leitura

Troll ou Trol são usuários que difamam marcas e pessoas na internet, tentando gerar comoção em seus seguidores e outros usuários. Ao contrário de um crítico, que tem motivação real, o troll quer apenas provocar e ganhar público

O Termo ficou tão popular que ganhou até uma imagem para sua representação, conhecida como TrolFace:

TrolFace

TrolFace

Para se proteger desse tipo de interação, é importante criar algumas regras no ambiente virtual da marca. Por exemplo, bloqueios a certos tipos de linguagem e proibições claras a condutas inapropriadas. Além disso, um modo de não ser atingido negativamente por esse tipo de usuário é se manter ativo nas redes. Isso facilita a ação de monitorar e excluir ou responder rapidamente a esses comentários antes que afetem outros visitantes da página ou buscadores da marca.

Para definir o tipo de resposta dada é importante separar o troll do crítico. O segundo é útil para o crescimento da marca e necessário para o entendimento do público e aprimoramento do produto ou serviço.