ROI

ROI é a abreviação de Return on Investment, que significa “Retorno sobre Investimento”. Trata-se de um indicador que avalia a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, bem como a soma de dinheiro investido.

Por meio deste cálculo, a marca consegue balizar se os retornos são suficientes e se atendem às expectativas. Também é possível conferir se a marca está perdendo dinheiro. Assim, é possível identificar as possíveis falhas e corrigi-las.

A conta deve ser feita a partir da equação: ROI = (receita – custos/custos) x 100. No entanto, existe também o chamado ROI aprofundado. Chamado de NOPAT (Net Operating Profit After Taxes), essa variação faz o cálculo de Lucro Operacional após Impostos de Renda (IR).

Na publicidade online, ROI também significa retorno do investimento, que é a relação do custo de campanhas de publicidade com o lucro gerado por conversões, como vendas ou leads. Ou seja, ele indica se o lucro foi proporcional ao valor investido da campanha publicitária.