Glossário de Marketing Digital

Zepeto

de leitura

O Zepeto é um aplicativo de rede social criado pela empresa sul-coreana Snow. Nele, os usuários criam e interagem como avatares 3D em diferentes mundos. Estes, criados pela própria empresa ou por usuários.

O aplicativo mistura game com redes sociais, possibilitando que os usuários possam navegar e conhecer outros perfis, compartilhar conteúdo e criar salas de bate papo. Além de criar seu próprio espaço, os chamados “mundos”. Dessa forma, cabe ao usuário decidir se eles serão públicos ou apenas para sua lista de amigos. Assim, com semelhanças de interação ao Roblox e Minecraft, a Zepeto deu seus primeiros passos no metaverso.

Ao cadastrar uma conta, o sistema usa uma foto real do usuário para criar automaticamente o avatar, além de oferecer opções para personalizar feições e adicionar acessórios. Oferece ainda uma opção para adicionar movimentos físicos e frases na caricatura.

De dezenas de itens e Mundos a transmissões, o Zepeto é uma das plataforma mais atrativas para criadores. Atualmente, são mais de 2,3 milhões de criadores. Eventualmente, sua popularidade chamou a atenção de marcas como Nike, Starbucks e a Disney. Que investirem na criação de campanhas, Mundos e ainda disponibilizam itens para venda.

Dançar, fotografar, fazer vlogs, interagir e jogar. O app sul-coreano super divertido ficou, em novembro de 2018, em primeiro lugar na App Store americana. O Zepeto tem atualmente mais de 320 milhões de usuários inscritos, e cerca de 20 milhões ativos mensalmente.