User Generated Content (UGC) pode ser traduzido para o português como Conteúdo gerado pelo usuário. É todo conteúdo criado pelos consumidores ou público de determinada marca. Assim, pode ser qualquer tipo de movimentação espontânea do usuário. Por exemplo: comentários, posts, fotos, vídeos compartilhados sobre determinado produto. Também se aplica à participação dessas pessoas em Wikis, blogs e fóruns de discussão promovidos pela própria marca.
Esse envolvimentoA métrica é muito parecida com a definição de engajamento. Contudo, a expressão envolvimento é especificamente usada pelo Facebook. Assim, como ... More remete a uma sensação ou sentimento autêntico do usuário. Por isso, podem ser usados pelas empresas tanto como fonte de informação e feedback quanto como publicidade gratuita.
Quando a marca abre esse canal de comunicação, acaba indiretamente adicionando mais informações sobre os seus produtos. Isso traz mais consistência e riquezas de detalhes para novos compradores, por meio das resenhas e comentários dos clientes. Dessa forma, o UGC não exige grandes esforços no processo de criação, e ajuda a estabelecer uma relação mais horizontal e íntima entre a marca e o consumidor.