Plano de marketing

Um plano de marketing é um documento escrito que detalha o planejamento das ações de marketing de uma empresa para atingir seus objetivos. Assim, pode ser entendido como um complemento ao plano de negócios. Ele guiará as ações estratégicas da marca e servirá como instrumento para o desenvolvimento da empresa.

Um bom plano de marketing precisa conter, por exemplo, a avaliação de mercado, clareza de público e definição de mídia a serem usadas. Também inclui metas e descrição de ações. Dessa maneira, torna possível ter uma visão macro do negócio. Assim, contribui para que os impactos negativos durante sua trajetória sejam minimizados. Isso porque identifica e descreve as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de mercado e da própria marca.

Ao utilizar o plano de marketing como ferramenta estratégica, a empresa consegue estabelecer objetivos plausíveis. O documento ajuda a reconhecer as necessidades e desejos dos seus clientes, o que torna o negócio verdadeiramente competitivos diante de seus concorrentes.