Glossário de Marketing Digital

Criptomoedas

de leitura

As criptomoedas são moedas digitais descentralizadas. Isso é, elas só existem de forma digital. Por isso, não podem ser tocadas ou guardadas na carteira. Ainda, diferente do real, dólar e outras moedas, não há um governo ou órgão responsável por sua emissão ou outras operações. O usuário é quem controla todas as ações.

Assim como qualquer outra moeda, um de seus usos é a compra de serviços e produtos de forma online. Ainda assim, ao longo do tempo, as criptomoedas se tornaram uma possibilidade de investimento e a oportunidade de uma reserva financeira a longo prazo.

Criadas em redes blockchain, um banco de dados que permite o envio e recebimento de informações pela internet. São blocos de informações que formam uma corrente. E é isso que as diferencia de outros criptoativos, como tokens e NFTs.

Como o próprio nome indica, é a criptografia que garante a segurança e dificulta qualquer tipo de fraude às criptomoedas.

As moedas digitais não possuem uma regulamentação, o que pode ser gerar riscos de perdas. Seja por erros de servidor, perda da chave de acesso ou ataque de hackers, sem a possibilidade de suporte.

Hoje, existem mais de 20 mil criptomoedas disponíveis no mercado. No entanto, somente metade dessas representam uma soma de US$ 2 trilhões. Sendo o bitcoin (BTC) e o ethereum (ETH) representam quase 60% desse valor.