Brand persona

Essa é uma ferramenta que ajuda muito no posicionamento de uma empresa. “Brand” é traduzido como “marca”, enquanto “persona” pode ser lido como “personagem” ou “personificação”. Ou seja: como o próprio nome diz, a brand persona consiste em criar uma personificação que vai representar uma marca.

Com esse artifício, é possível traçar uma linha muito bem definida para permear toda a comunicação, tanto online quanto offline. A ideia é pensar que essa marca terá uma voz, uma personalidade, hábitos de vida e presença em determinados círculos. Fazer esse exercício ajuda a chegar até o público alvo com mais assertividade.

Essa técnica permite padronizar todo o discurso de uma marca também nas [redes sociais] e dessa forma melhorar o trabalho de Branding. Essa identificação cria empatia e proximidade com consumidores já existentes e abre espaço para a aproximação de novos clientes.

Geralmente, é um recurso interno, para permear as estratégias de marketing. Algumas marcas, porém, criam um personagem de fato que vai interagir diretamente com consumidores, especialmente nas redes sociais. Um exemplo prático é a Lu, brand persona do Magazine Luiza.