Data mining

Em português, a expressão significa “mineração de dados”. E data mining é exatamente isso. Pensando num exemplo da mineração de ouro, fica simples entender. Para encontrar a parte preciosa, os trabalhadores precisam peneirar muita coisa que não tem utilidade até obter apenas o ouro. Com os dados, é a mesma coisa.

Assim, o data mining consiste em aplicar tecnologia para encontrar coisas preciosas em meio a milhões de dados que circulam de uma só vez. Com a ferramenta, é possível conhecer padrões, sequências e regras que possam ser usadas em vários momentos posteriores.

No marketing, por exemplo, é possível entender os padrões de comportamento e consumo de clientes num determinado setor. A partir daí, é possível traçar estratégias mais eficientes, de acordo com esse padrão.

Em 2018, um escândalo envolvendo data mining ficou bem famoso. Milhões de dados de usuários do Facebook foram parar nas mãos da Cambridge Analytica, uma empresa de data mining. Os dados foram colhidos sem autorização ou conhecimento desses usuários, geralmente uma discussão mundial sobre o uso da ferramenta.