Analytics é a técnica que usa diferentes recursos para encontrar padrões e tirar conhecimento destes dados. Também é chamada de inteligência analítica em português. Pode incluir estatística, matemática e até machine learning, quando recursos tecnológicos aprendem por repetição e reconhecimento de padrões.
Dessa forma, tudo o que utiliza tecnologia da computação pode “aprender” mais rápido com erros acertos e repetições. Assim, o analytics oferece análises e soluções certeiras, baseadas em fatos. No marketing digital, isso se reflete em algumas ferramentas permitem que os gestores de sites e blogs apliquem a inteligência analítica de maneira simples.
O principal exemplo é o Google Analytics, conjunto de recursos que o Google oferece para medir o desempenho de um site. Com a ferramenta gratuita, é possível acompanhar critérios como alcance, frequênciaFrequência é o número de vezes que cada pessoa viu um comercial ou mensagem publicitária dentro de um determinado período de tempo em uma mídia ... e audiência de um modo geral. Com os dados, é possível fazer relatórios e analisar pontos fortes e fracos de uma página. Isso ajuda a melhorar o conteúdo a partir de informações precisas.