Target, em inglês, significa alvo. Ao mesmo tempo, também pode ser objetivo, propósito e meta. Como verbo, se traduz em mirar no alvo e direcionar. No marketing, esse termo abrange tanto o público-alvo como também o mercado que se quer atingir, quanto os objetivos gerais a que se quer chegar com a estratégia de comunicação.
Portanto, para construir a ideia de target de uma marca é necessário entender o negócio, planejar o caminho para alcançar os objetivos traçados. Também é importante compreender que o público-alvo nem sempre é o consumidor final. E que o sucesso de uma estratégia depende de conhecer, entender e buscar agradar os dois grupos.
Conhecer e saber identificar o seu target, é uma forma estratégica de também saber escolher as melhores ações para se comunicar com ele e claro, conquistá-lo.
Conhecer e compreender o seu target, é uma das fases para todo um processo, que tem como objetivo a efetivação da venda do produto ou serviço. Por isso, que saber como abordar e a maneira como será feita a abordagem é tão importante.
Porque de nada irá adiantar saber quem é o seu target, se as estratégias de comunicação e marketing não estiverem alinhadas ao perfil.
Veja um exemplo com um processo de definição de Target em marketing:
Faça um curso de Marketing Digital
Clique e confira os cursos e temas disponíveis.