Glossário de Marketing Digital

Story

de leitura

O Story é uma ferramenta de criação e publicação de vídeos curtos que desaparecem depois de 24 horas. Nesses vídeos, é possível adicionar desenhos, gifs, stickers e emojis decorativos. Também dá para colocar efeitos visuais, como máscaras, nas selfies ou vídeos com foco no próprio rosto. A funcionalidade foi lançada primeiro pelo Instagram, inspirada no Snapchat.

Para os desenvolvedores, a eliminação do story depois de 24 horas permite que os usuários compartilhem posts informais sobre as suas atividades diárias sem sobrecarregar seus seguidores. Existem várias opções de configuração, inclusive de privacidade, que podem ser modificadas de acordo com a preferência do usuário. Por exemplo, manter a conta privada para que os stories sejam vistos apenas por seus próprios seguidores previamente autorizados.

Para ver os Instagram Stories criados por outros usuários, basta clicar em suas respectivas fotos de perfil. Da mesma forma, é possível acessar esses stories, clicando nas fotos dos próprios contatos que aparecem com um círculo ao redor na página inicial do Instagram, o Feed.

Tanto no WhatsApp quanto no Facebook existem ferramentas similares. Em todas elas, incluindo a do Instagram, os vídeos gravados pelo usuário aparecem sequencialmente e de modo cronológico.