Impressão

Pensando no mundo físico, é fácil entender o conceito de impressão. Um jornal, por exemplo, tem sempre um número x de exemplares impressos todos os dias. Isso não significa que aquele é o número de pessoas que lerá a edição. Afinal, ou um assinante pode não ter tempo para ler todos os dias, ou o assinante pode compartilhar aquela impressão com muito mais pessoas.

Sendo assim, transportando isso para o mundo digital, impressão é o número de vezes que um determinado conteúdo aparece na tela dos internautas. Pode ser um anúncio ou um post, por exemplo.

Ao contrário do alcance, essa métrica não significa quantas pessoas viram determinada publicação. Ela determina quantas vezes a publicação foi vista, como no exemplo do jornal físico.

Transportando isso para as redes sociais, fica mais fácil ainda entender. Usando o Stories do Instagram como exemplo, o número de visualizações na verdade mede quantas pessoas viram aquela história (alcance). Porém, alguns amigos podem ter visto várias vezes (impressões). Na rede, esse tipo de informação só está disponível para empresas que contratam o serviço do Instagram Insights. Mais uma prova de que conhecer o volume de impressões é uma ótima ferramenta de branding.